Volvo XC90 D5 diesel: para quem quer ir mais longe2

Com tecnologias inéditas, novo Volvo XC90 roda mais de 1.000 km com um tanque de combustível2

Lançado há um ano, o XC90, o SUV de grande porte da Volvo, não tinha versão diesel para atender quem valoriza a maior autonomia proporcionada por esse tipo de combustível no dia a dia e a maior durabilidade mecânica, a longo prazo. Não tinha, mas agora tem. O novo motor pertence a uma família que a Volvo apresentou em 2015, inaugurando o conceito de motores modulares, na qual o mesmo bloco pode originar versões nos dois tipos de combustível. Assim como o XC90 T6 (gasolina), o XC90 D5 (diesel) tem quatro cilindros e 2 litros de deslocamento. Comparando as fichas técnicas, o T6 (clique aqui para ler o teste) rende 320 cv de potência e 40,8 mkgf de torque, enquanto o D5 gera 235 cv e 48,9 mkgf, respectivamente. Na pista de testes, o D5 mostrou desempenho mais comedido, comparado ao T6. Nas provas de aceleração, de 0 a 100 km/h, ele fez o tempo de 9,7 segundos, contra os 7 segundos do irmão a gasolina.2


Além do conceito modular, o motor diesel apresenta ainda uma tecnologia inédita para aumentar o desempenho. A Power Pulse usa ar comprimido, liberado no coletor de escape, para gerar uma força extra para o turbo e, assim, reduzir o chamado turbolag (tempo que o sistema leva para fazer efeito). Segundo a fábrica, esse sistema entra em ação sempre que o acelerador é pressionado, com o motor girando abaixo das 2.000 rpm (nas partidas, nas retomadas, em velocidades baixas e médias). Na prática, nós não verificamos uma melhora substancial, no entanto. Mais surpreendente foi observar como esse turbodiesel trabalha de modo macio e silencioso. Ao volante, o motorista não nota diferença em comparação a um motor a gasolina, termos de ruídos e vibrações.2


O ponto mais forte do D5 foi verificado nas provas de consumo. Nessas medições, o XC90 diesel obteve as médias de 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, enquanto o movido a gasolina ficou com 7,8 km/l e 11 km/l, respectivamente. Em termos de autonomia: com um tanque cheio (71 litros, nos dois casos), o motorista do D5 consegue rodar 1.015 km, enquanto o do T6 percorre 781 km (considerando o uso em regime rodoviário). Os dois modelos, diesel e gasolina, são equipados com transmissão automática de oito marchas e tração integral, e os demais sistemas com freios e suspensões idênticos. O T6 pesa 2.165 kg e o D5, 2.171 kg. Assim como a versão a gasolina, a diesel chega em duas opções de acabamento e conteúdo: Momentum e Inscription.2


Fonte de origem da notícia: http://quatrorodas.abril.com.br/testes/volvo-xc90-d5-diesel-para-quem-quer-ir-mais-longe/1


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